OBESIDADE E SUAS NUANCES
OBESIDADE E SUAS NUANCES
por Daniel Coriolano (MÉDICO CRM/CE 13090)
por Daniel Coriolano (MÉDICO CRM/CE 13090)
A obesidade é definida de forma prática pelo acúmulo excessivo de gordura nos diversos compartimentos corporais. Este acúmulo ocorre na vigência do maior consumo de componentes energéticos da alimentação sem que haja gasto compatível para contrabalancear. Portanto fica caracterizado um desequilibro entre o consumo e o dispêndio de energia. Esse desequilíbrio pode ocorrer nos dois ou em um dos lados da balança; redução do gasto energético diário e/ou aumento do consumo de energia (alimentação).
Fatores genéticos, ambientais, emocionais e de estilo de vida associam-se na origem da obesidade, sendo assim esta condição clínica é dita de etiologia complexa e multifatorial.
É possível e provável que o desejo de alimentar-se e praticar exercícios físicos sejam motivados por genes específicos. A classificação de que as pessoas com obesidade ou sobrepeso “são preguiçosas" ou “não tem amor próprio" é injusta e preconceituosa. A obesidade é descrita em dezenas de desordens genéticas como polimorfismos ou mutações.
Com este olhar o médico aborda as alterações de peso. O manejo clínico das pessoas com obesidade inclui redução da ingestão de calorias, exercícios físicos, uso de medicações além da orientação sobre importância do acompanhamento com terapia comportamental.
Procure seu médico de confiança e tire suas dúvidas.
Acompanhe o autor nas redes sociais: