OVERTRAINING
OVERTRAINING
por Daniel Coriolano (CRM/CE 13090)
O overtraining (síndrome do excesso de treinamento esportivo) está relacionado ao estresse próprio ao treinamento, mas também está vinculado ao não-treinamento.
Este problema de saúde acarreta um período prolongado de queda na performance no indivíduo. O que pode levar a apresentação de sinais e sintomas físicos ou psicológicos da adaptação inapropriada.
No atleta de alto rendimento a pressão externa (técnicos, familiares e patrocinadores) por resultados, comum no atual momento do esporte, é fato motivador de alterações que prejudicam o desempenho desportivo. O “estresse” é citado como elemento da definição da síndrome do excesso de treinamento esportivo e não está restrito apenas ao componente mecânico do treinamento.
Em atletas de alto nível são evidentes os efeitos nocivos da conjuntura que rege o esporte, onde se observa rotina extenuante de competições sem o devido período de recuperação psicológica, além da injúria física, ansiedade e requisição excessiva por resultados.
O descaço físico e mental contribui para melhores resultados e deve estar incluído na planilha de treino, pois é componente inegociável.
danielcoriolano@gmail.com
Acompanhe o autor nas redes sociais:
Comentários