AVALIAÇÃO POR BIOIMPEDÂNCIA
AVALIAÇÃO POR BIOIMPEDÂNCIA
Pesagem por bioimpedância é um método não-invasivo, indolor, livre de radiação, rápido, seguro e simples, capaz de estimar clinicamente a composição do organismo (%de gordura, água corpora, massa muscular, peso ósseo...). Consiste na passagem pelo corpo de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência.
Estudos mostram que podem ser obtidos resultados variáveis e contraditórios pela bioimpedância em várias doenças que o seu médico deve conhecer, caso seja este profissional o que realizará sua pesagem. Essas discrepâncias se devem não só às limitações do método, mas também pela própria diferença entre a condutividade do tecido entre indivíduos saudáveis e acometidos por alguma doença.
O médico deve avaliar o custo-benefício e ter maior cuidado ao indicar a realização da bioimpedância no paciente que utiliza marca-passo, mulheres em idade fértil em risco de estarem grávidas, gestantes. Paciente com hidratação prejudicada tem seus resultados imprecisos que podem não corresponder com a realidade.
O exame de análise da bioimpedância NÃO é apropriado para detecção de mudanças na composição corporal após um programa de perda de peso, porque pequenas alterações fisiológicas na composição corporal podem não ser detectadas com acurácia.
FONTE: Adaptado do artigo: “Utilização da Bioimpedância para Avaliação da Massa Corpórea”
danielcoriolano@gmail.com
Acompanhe o autor nas redes sociais:
Comentários